Em março de 2020, por conta da necessidade da quarentena decorrente à pandemia, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) autorizou os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais a realizarem as teleconsultas, que consiste em consultas clínicas à distância, e o telemonitoramento, que permite que o profissional monitorer por meios tecnológicos pacientes atendidos previamente, tendo o livre arbítrio para reavaliar presencialmente quando for necessário.
Os teleatendimentos podem ser realizados de duas formas:
▫️Síncrona: atendimento à distância em tempo real. Ex. uso de chamada de vídeo por meio de aplicativos.
▫️ Assíncrona: comunicação à distância não realizada em tempo real. Ex. programada exercícios é orientações em forma de vídeos.
O COFFITO nos deu autonomia para prescrever a forma ideal e segura para cada paciente, nos obrigando a respeitar o código de ética e normas propostas pelo COFFITO.
Desde o mês de Abril de 2020, a Retrô vem realizando a teleconsulta e o telemonitoramento de ambas as formas, síncrona e assíncrona e nossas expectativas foram superadas ao observar muitos pontos positivos envolvendo essa nova forma de atuação da fisioterapia.
Entre em contato para mais informações!!