LOGO RETRÔ.png

SERVIÇOS RETRÔ

Avaliação e diagnóstico fisioterapêutico

Qualquer trabalho fisioterapêutico parte de uma avaliação, é necessário colher os dados, história e histórico de patologias, assim como realizar a avaliação física, onde o profissional realizará e/ou utilizará os testes e escalas necessárias para cada caso, assim posteriormente será possível determinar os objetivos e a conduta terapêutica.

Realizamos atendimentos e tratamentos em diversas áreas da fisioterapia:

• Fisioterapia Ortopédica
  • Fisioterapia Neurológica
  • Fisioterapia Cardiológica
  • Fisioterapia Respiratória
  • Fisioterapia Gerontológica
  • Fisioterapia Uroginecológica
  • Pilates
  • Acupuntura
Fisioterapia Gerontológica

Destinada à população idosa, realizamos avaliação multidimencional do paciente considerando os aspectos biopsicossociais relevantes ao processo natural e/ou patológico do envelhecimento. Diagnóstico fisioterapêutico, com ênfase na capacidade funcional, referente à autonomia e independência do idoso na maioria dos seus aspectos, solicitando e realizando interconsulta e encaminhamentos, quando necessário.

Como conduta terapêutica, planejamos e executamos medidas de prevenção e redução de riscos, medidas de promoção de saúde, manutenção da capacidade funcional, prevenção de agravos/doenças que acompanham o processo de envelhecimento, com objetivo de recuperar as funções e limitações buscando a máxima funcionalidade dos idosos.

Profissionais especializados no atendimento ao idoso estão capacitados a estimula-lo em seu máximo potencial, sem subestimar sua capacidade e habilidades.

Fisioterapia Neurológica

Destinada aos comprometimentos causados por afeccões do sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal), como nos acidentes vasculares encefálicos (AVE's), tumores cerebrais, lesões medulares e no sistema nevoso periférico, como nas neuropatias, ou seja, doenças que afetam os nervos, como na neuropatia diabética.

Fisioterapia Cardiorrespiratória

Destinada a pacientes com afecções cardíacas prévias ou recentes, como por exemplo infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca e em pós operatórios como revascularização do miocárdio, esta visa  a reabilitação cardiorrespiratória.
Destinada ao tratamento de afecções cardíacas e pulmonares prévias ou recentes, como: infarto agudo do miocárdio, revascularização do miocárdio, tromboembolismo pulmonar, infecções agudas do trato respiratório (traqueíte, pneumonia, broncopneumonia), nas crônicas como bronquite crônica, asma e DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica). Os objetivos não se restringem ao tratamento e reabilitação, atuamos também de forma a prevenir as afecções agudas e as complicações que acompanham.

Fisioterapia Uroginecológica

Destinada ao tratamento das disfunçoes urogenitais e anorretais, baseia-se na contração voluntária do assoalho pélvico para reedução e aumento do tônus muscular, como objetivo de reeducar as disfunções lombopélvicas para facilitar as funções uroesfincterianas. É indicada em casos de incontinência urinária e fecal, gestantes, entre outros.

Fisioterapia Ortopédica

Destinada ao tratamento das afecções do sistema musculoesqueléticas, como por exemplo lombalgia, osteoartritre, hérnia de disco, fraturas e em pós operatórios, como reconstrução de ligamentos, menistectomia, artroplastia de joelho e quadil, entre outros.
Pilates para Adultos / Pilates para Idosos

Método elaborado na segunda guerra mundial pelo autodidata Joseph Pilates, é composto por exercícios em solo e equipamentos que preconizam a ativação da musculatura abdominal seguindo alguns princípios como fluidez, respiração, concentração, centralização, controle e precisão.

Nossos profissionais são especializados em gerontologia e capacitados a atender os idosos utilizando o método de forma segura e personalizada.

Podoposturologia

É a área da fisioterapia que estuda as alterações posturais advindas do apoio dos pés. Através da avaliação postural estática e dinâmica, o fisioterapeuta confecciona palmilhas proprioceptivas posturais com o obejtivo de tratar/ou prevenir alterações e desequilíbrios posturais.

Acupuntura

Uma das técnicas da Medicina Tradicional Chinesa que visa à terapia e à cura de doenças físicas e emocional buscando o equilíbrio energético através da harmonia e normalização de órgão e vísceras para auxílio do alívio das dores, estresses/ansiedade, depressão, inflamações, entre outras patologias.

Microfisioterapia

Sem percebermos, os sentimentos e emoções que nos afetam ao longo da vida, são registrados pelo sistema nervoso em nosso corpo e influenciam na nossa saúde quando não os tratamos.
Desenvolvida na França e baseada no estudo embrionário do indivíduo, é uma técnica de terapia manual, e consiste na identificação e eliminação da causa primária de um sintoma ou doença, a fim de eliminar os registros neurológicos gerados pelos sentimentos e conflitos emocionais que nos afetam ao longo da vida, trata mete e o corpo como um todo e estimula a auto-cura do organismo.
Bioalinhamento

É um método terapêutico que se baseia na relação entre os conflitos biológicos inscritos durante a vida e as “doenças” orgânicas por eles gerados, oferecendo uma abordagem transpessoal como elo alinhador das funções normais do organismo integral.
O objetivo é promover autocura do paciente, além de estimular uma evolução do indivíduo sobre suas experiências inicialmente traumáticas.
As bases inspiradoras do BIOALINHAMENTO incluem noções integradas sobre antroposofia, etiologia animal, nova medicina germânica, psicologia transpessoal e física quântica.
Intervindo em todas e quaisquer sintomatologia que o paciente apresenta.
Barra de Access

É uma ferramenta quântica da expansão da consciência. Ao todo, as Barras de Access são 32 pontos mapeados ao redor da cabeça por onde correm estas energias. Cada um deles correspode a um aspecto de comportamento humano e de como a pessoa se relaciona com eles, tais como: dinheiro, controle, poder, criatividade, corpo, sexualidade, tristeza, alegria, bondade, paz e calma, entre outros. Estes pontos armazenam o componente eletromagnético de todos os pensamentos, ideias, atitudes,decisões e crenças que as pessoas têm sobre qualquer coisa. E é isso o que bloqueia o fluxo livre da energia vital, que possibilita a auto-realização pessoal.
O leve toque com os dedos nestes 32 pontos, de acordo com o fundador da técnica, liberao fluxo destas energias e permite o acesso à consiência, num princípio de harmonização energético parecido, por exemplo, com um tratamento de acupuntura.
Fonoterapia

Destinada aos comprometimentos que envolvem a linguagem, a audição e o processo de deglutição, sendo nosso foco principal a orientação e tratamento aos pacientes com disturbio da voz e com disfagia, que é a dificuldade para engolir desde os  alimentos mais complexos até a saliva.
Fisioterapia Domiciliar e Fonoterapia Domiciliar

Indicada para aqueles pacientes com déficit de mobilidade ou impossibilitado de ir até a clínica.

Nutrição para adultos e idosos

Destinada ao desenvolvimento de ações âmbito da atenção dietética e/ou segurança alimentar com objetivo de promover saúde, tratar e prevenir doenças como por exemplo, diabets, osteoporose, desnutrição e obesidade, buscando mudanças nos hábitos alimentares.

Adaptação ambiental - Projeto arquitetônico

O ambiente em que o idoso está inserido é um dos fatores que influenciam sua capacidade funcional, adaptar o ambiente durante o processo de envelhecimento se faz de extrema importância para poder oferecer segurança, estímulos e interação social ao idoso.
Trabalhamos em conjunto com arquitetos capacitados a realizarem as adaptações ambientais de acordo com as normas técnicas.